Informações
Doshin So
O que é Shorinji Kempo?
Chinkon
Alunos
Fotos e vídeos
Artigos e discursos
Notícias
Glossário
Onde praticar
Como comprar seu Dogi
Links
Contato

Alunos
Login:
Senha:

Esqueceu sua senha?

Ajuda

Aviso Legal
O que é Shorinji Kempo
Visão Geral
Shorinji Kempo é uma arte marcial japonesa que trata as pessoas como seres humanos. Portanto, é necessário reafirmar que o objetivo de uma pessoa ao praticar as técnicas é o melhoramento contínuo como ser humano. Os praticantes de Shorinji Kempo (kenshis) aprendem os fundamentos do reconhecimento e respeito mútuo através da prática. O dojo (local de treinamento) é um lugar que carrega responsabilidades importantes, especialmente em formar o caráter de um novo aluno.

As técnicas do Shorinji Kempo podem ser divididas em Goho (métodos duros) e Juho (métodos suaves).
Goho são técnicas para bloquear um golpe, chute ou ataque similar de um oponente com uma defesa, e contra atacar com um chute, soco ou algum outro golpe do tipo.
Juho são técnicas para quanto um atacante agarra o braço ou uma parte da roupa, e quando é necessário escapar ou então imobilizar o oponente.

Goho e Juho podem ser diferenciados dessa maneira, mas à medida que se aprende mais sobre as técnicas e sobre Shorinji Kempo, elas acabam se integrando em uma coisa só. A razão para isso é que para dominar um oponente baseado nas particularidades dele e da situação, deve-se dominar as técnicas duras e suaves, adaptá-las e então utilizá-las efetivamente.

Motivação para fundar o Shorinji Kempo
Em 1945, nas condições de guerra no nordeste da China, Doshin So ou Kaiso, o fundador do Shorinji Kempo testemunhou a cruel realidade da política internacional aonde os interesses dos estados e raças tinham precedência, e a força era comumente usada para resolver as coisas.

Nesta situação, Kaiso descobriu que os eventos são afetados pelo caráter e modo de pensar das pessoas em posição de influência. Ele expressou essa realização como: "A pessoa! A pessoa! - tudo depende da qualidade da pessoa." Ele notou que "se a sociedade é formada por pessoas, então a paz verdadeira só pode ser encontrada estimulando compaixão, coragem, e um senso de justiça no maior número de pessoas possível." Assim ele decidiu "reunir jovens com um objetivo, explicar esse caminho para eles, criar um senso de justiça, nutrir sua confiança, coragem e vigor. E assim educar pessoas que iriam contribuir para a reconstrução de sua terra natal."

Um dos dizeres de Kaiso é "viva a metade de sua vida para você, e metade para os outros." Esta frase é um dos princípios mais representativos do Shorinji Kempo.
"Melhorar a si próprio" significa realizar todo o potencial que a pessoa possui, ter um padrão para como a humanidade deve viver, ter a confiança de desenvolver a si mesmo, e ter uma vida digna de orgulho.
"Felicidade para você e para os outros" significa reconhecer a existência de si mesmo e dos outros, e viver de um modo que procure o melhoramento de si mesmo e da sociedade. Muitas pessoas falam não apenas do lado técnico da arte marcial, mas do jeito que ela afeta a sua vida como um todo, e isso pode ser considerada um dos motivos da expansão do Shorinji Kempo em todo o mundo.

Desenvolvimento de indivíduos através de técnicas marciais
Após o retorno ao Japão, Kaiso encontrou um Japão tumultuado pela derrota da guerra. Os valores de moralidade e humanidade foram discartadas, e companheiros japoneses hostilizavam-se já que a injustiça e violência eram comuns na visão pública. Nesta sociedade, a vasta maioria de jovens e adultos não tinham esperança para o futuro e simplesmente viviam o dia-a-dia, como uma multidão confusa. Nessa situação, Kaiso organizou as técnicas que aprendeu quando estava na China, aplicando algumas modificações para fazer um novo sistema que as pessoas gostassem de aprender. Ele tornou a sua casa em um dojo e ensinou as técnicas, junto com palestras da sua visão da vida e do mundo. E assim iniciou o desenvolvimento de indivíduos através das técnicas marciais.

Objetivando melhorar as pessoas fisicamente e mentalmente e transformar a sociedade através de métodos pacíficos, Kaiso fundou o Shorinji Kempo com os objetivos de desenvolver indivíduos e de criar uma sociedade pacífica que seria rica tanto material quanto espiritualmente.

Qualidades humanas consideradas ideais pelo Shorinji Kempo
Shorinji Kempo não foi criado simplesmente para fazer as pessoas mais fortes ou lutadores hábeis tecnicamente. O treinamento em Shorinji Kempo cria líderes com um pensamento honesto e um grande senso de justiça; que têm confiança que a humanidade tem grande capacidade para crescer; que têm corpos saudáveis, coragem indomável e um ótimo caratér; que têm o tipo de coragem e desejo de agir entusiasticamente para que possam viver uma vida feliz, e junto com outros criar uma sociedade pacífica e próspera.

Os praticantes do Shorinji Kempo devem procurar se tornar pessoas que possam viver com fé em seu potencial; que possam guiar suas vidas de acordo com suas convicções; que agem considerando a felicidade dos outros; que agem com justiça, coragem e compaixão e que vivem em cooperação, em paz com familiares e desconhecidos.
Conteúdo retirado e adaptado do Tokuhon e website da WSKO.